Pitaya

Pitaya vermelha de polpa branca (Hylocereus undatus)

A Hylocereus undatus é uma espécie de pitaia pertencente ao gênero Hylocereus e a família Cactaceae, é disseminada na América Latina e cultivada nos quatro continentes, e pode ser encontrada desde Israel até a China. Nativa de florestas úmidas mantem hábito escandente ou trepador, pode ser encontrada subindo em árvores ou rochas, no seu habitat natural, utilizando raízes aéreas para se fixar.

A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil.

As flores são grandes, brancas, tubulares, têm os dois sexos na mesma flor (hermafroditas) e ficam abertas por um a dois dias e mais durante a noite. Como a planta só floresce pela noite são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.

Existem três variedades de pitaya que são amplamente consumidas no mundo: a pitaya amarela com polpa branca, a rosa com polpa vermelha e a rosa com polpa branca.  Essa fruta tem sabor suave e adocicado, sendo facilmente agradável a todos os paladares.

Rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, a pitaya é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.